quinta-feira, outubro 16, 2008

Um Atrelado na Costa

Uma boa cabeleireira é como uma religião. Eu tenho uma nova, chamada Xana. Não corta cabelos, só pinta, porque sempre gostou de artes e acha os descolorantes e os cabelos semelhantes às telas e às tintas. A Xana deixa o cabelo sem manchas, loiríssimo e muito bem. Ela é a minha nova religião.
Contudo, desçamos ao pormenor. A Xana mora na Bobadela, num bairro estranho onde só se chega de GPS, mesmo à segunda vez. Pinta-se o cabelo na sala ou na cozinha dela, habitualmente com o filho de 4 anos agarrado a uma consola de jogos e com a avó em pijama, deitada, rebolando no sofá. A casa é gira, mas está cheia de fotos do casamento da Xana com um indivíduo gordo. A Xana também não é linda, mas pinta bem o cabelo.
Estive com a Xana no Verão. Contou-me, com um entusiasmo insuspeito, que passara as férias na Costa da Caparica, num atrelado que tem no parque de campismo. O parque de campismo da Costa é muito bom, garante a Xana. Até porque, no atrelado que lá tem, há móveis de cozinha feitos pelo pai e pelo marido gordo das fotografias. Ninguém mexe em nada no parque de campismo da Costa, mesmo durante o Inverno, e o maior consolo da Xana é poder tomar um banho quente, quando vem da praia por volta das 16h. Se vier mais tarde, o banho é a correr e com pouca pressão.A Xana estava particularmente satisfeita, porque a sobrinha, de 14 anos, já ajuda com as tarefas domésticas e lava a loiça. O gordo da fotografia, naturalmente, não faz nada.