segunda-feira, maio 25, 2009

Uma fita para a Laura

Minha querida,

No final, teremos aprendido muitas coisas.
Saberemos Coimbra em muitas ruas, becos e cantos. Conheceremos o perfil da Cabra, contra a noite escura, vista do Parque quando o dia nasce ou ao princípio da manhã, na hora antes das aulas.
Conheceremos de cor o tampo das mesas onde estudámos, o que incluirá, certamente, a secretária de nossa casa e, necessariamente, as mesas de uma qualquer biblioteca e até, talvez, as mesas da Cantina dos Grelhados. Teremos até almoçado nos Grelhados algumas vezes, outras nas Farmácias.
Saberemos de cor a alegria de ter boas notas e a desilusão das horas de estudo que não nos trouxeram senão notas negativas.
Estaremos informados e cientes de coisas tão diversas como as cores dos cursos, o que é um grelo ou quantas voltas se dão a enrolar a capa, que, aliás, se deve traçar antes de atravessar a porta da Via Latina.
Conheceremos também as águas do Mondego, com que fomos baptizadas e às quais deitámos as ramas do nosso nabo.
As duas, saberemos como numa noite, já noite, se podem fazer amizades que durarão a vida inteira. Saberemos como se bebem shots no Bigorna, como se discutem roupas, griffes, vidas amorosas e outros assuntos mais ou menos sérios. Teremos partilhado Golegãs e Léons e Ruis e queimas e latadas e histórias e noites e lasanhas-da-bimby e aniversários e Coimbras e Lisboas.
No final, de Coimbra, restar-nos-á uma saudade que não passa, nunca passará e é (tão)
boa.
A nós duas, restar-nos-á a vida inteira.

Parabéns.


Nota: Sem os constrangimentos das fitas verdadeiras, das canetas de acetato e das dificuldades em escrever sem borratar. Fita em suporte tecido segue brevemente. Prometo.

segunda-feira, maio 18, 2009

Lisboa Don´t

Ciclos de cinema estrangeiros com legendagem em língua inglesa. Sobretudo filmes japoneses depois de um dia de trabalho, com legendas pouco níticas e numa sala com cadeiras pouco confortáveis.
Note-se ainda que nem todos os filmes do Oshima têm pessoas nuas e sexualmente possessas. Pena.

Lisboa Do

Refrescos: em versões de outras épocas, com nomes de antigamente e preços simpáticos.